Guia: Como Organizar Uma Festa de Noivado

sábado, março 19, 2016

Olá meus queridos, como estão? Espero que muito bem.

Muitas garotas sonham com o dia de seu casamento e planejam como seria o dia perfeito e eu como não poderia deixar de ser sou uma dessas garotas. Mas obviamente esse casamento não pode acontecer com qualquer pessoa, então de inúmeras decepções amorosas consecutivas eu finalmente (re)encontrei a pessoa “perfeita”: Meu melhor amigo.

Depois de 6 anos de amizade e 1 ano morando juntos resolvemos que deveríamos juntar nossos livros na mesma estante e nossos All Stars na mesma sapateira, mas isso seria bem difícil já que eu ainda estudo em Minas Gerais e ele precisou voltar pra São José dos Campos (SP) a trabalho. Decidimos então oficializar nosso relacionamento por meio de uma festa de noivado para só depois nos casarmos. Eis a motivação do post de hoje, depois de muita busca na internet percebemos que todos os sites e blogs que encontrávamos falavam basicamente a mesma coisa e não conseguíamos encontrar detalhes de como organizar uma festa de noivado (já que nunca noivamos antes hahaha), foi aí que depois de muitas pesquisas conseguimos montar nosso próprio guia de como organizar uma festa de noivado inesquecível, então vamos a ele.

O PEDIDO


Essa é de longe a primeira coisa que vocês devem levar em consideração é a coisa mais importante dessa fase da vida de vocês. Existe cumplicidade, amizade e reciprocidade na decisão de ficarem noivos oficialmente? Eu sei que parece uma pergunta idiota, mas o que quero dizer com isso é simples, não fiquem noivos por pressão, tanto dos familiares que vem com discursos de “vocês já moram juntos a anos, deveriam se casar” ou por pressão do companheiro (a), essa decisão deve partir de vocês dois e ninguém mais. O noivado é como um pré-casamento e todo o “stress” que você vai ter pra escolher o buffe ou um vestido de noiva vai ser um inferno na sua vida se você não tiver experimentado esse pré stress do noivado, fazer tudo isso sozinha multiplica esse stress, então o que deveria ser um dia mágico e especial se transformará em um pesadelo. Eu perguntei pro LF diversas vezes se ele estava realmente certo de que era isso mesmo que ele queria quando ele me pediu em noivado e deixei bem claro que todas as decisões que fossem tomadas sobre nosso noivado seriam tomadas em conjunto, e ele me ajuda em tudo, escolher cores, decidir coisas, etc. Um noivado, assim como um casamento, deve existir cumplicidade entre o casal porque se a base do relacionamento não for firme todo o resto desmorona.


O ORÇAMENTO DO CASAL




A segunda coisa que vocês precisam ter em mente é a quantia disponível para que vocês possam investir em uma comemoração. Vocês tem dinheiro guardado? Vão começar uma poupança destinada apenas a isso? Guardam tudo num cofrinho? Vão ganhar a festa de presente dos amigos? Pensem em quanto dinheiro vocês querem e podem gastar nessa festa.

A LISTA DE CONVIDADOS


Todos os sites em que buscamos informações sobre a lista de convidados dizia que a lista não podia passar de 30 a 60 pessoas. Sinceramente achamos isso uma grande besteira, afinal o noivado é meu e se eu quiser convidar 500 pessoas e tiver condições de bancar uma festa desse porte porque não fazê-lo? Afinal de contas é uma data importante para o casal e é de extrema importância que ambos estejam satisfeitos com a festa seja ela gigantesca ou uma celebração apenas para os noivos e os pais deles. Então minha primeira dica é monte sua lista de convidados de acordo com o que você quer e pode gastar com a sua festa, porque por outro lado não adianta fazer uma festa enorme com 500 convidados só pra “ostentar” e acabar com dívidas desnecessárias não é mesmo?


O LOCAL


Outra besteira com a qual nos deparamos em nossas buscas foi a frase “o noivado é celebrado na casa dos pais da noiva”, gente que preguiça, a festa do nosso noivado vai ser onde nós decidirmos que será oras! Vocês podem fazer a festa na casa dos pais do noivo, dos pais da noiva, num salão de festas, num restaurante, na casa de algum amigo ou na casa dos próprios noivos (se já morarem juntos). Mas o mais importante é que vocês dois decidam onde querem e podem fazer essa comemoração.

O TEMA




Qual vai ser o tema da sua festa? Vai ser baseado apenas em cores ou baseado em algum filme/jogo? Esse é o momento de vocês decidirem como vão querer a festa de vocês. Também não existe exigência de cor ou tema (coisa que vimos em quase todos os sites e blogs) vocês podem inspirar a festa em algum jogo ou filme. Por exemplo o nosso decidimos basear nos livros/filmes “The Lord Of The Rings” e “The Hobbit”, então vamos colocar elementos desse universo em nossa festa. Vocês podem escolher algo que combine com a história de vocês ou até decorar com elementos que remetem a trajetória do relacionamento de vocês, usem a criatividade e abusem das inspirações no Google, Tumblr, We heart It e Pinterest tem muita coisa bacana lá.

O BUFFE


Vocês precisam decidir o que vocês e seus convidados irão comer. Vai ser um almoço, um jantar, um churrasco? Se optarem por fazer a festa em casa pensem se querem contratar um serviço de buffe ou se vão fazer a comida vocês mesmos com a ajuda dos amigos e parentes. Tudo depende do quanto vocês podem e querem gastar ou economizar. Também decidam aqui sobre o bolo, os doces e salgados (se optarem por fazer uma mesa de doces e/ou salgados).

TRAJE




O Traje é um ponto bem importante, nos deparamos com diversos sites ditando como a noiva deveria se vestir (nada de orientação para os noivos, aparentemente estes podem usar a roupa que quiserem). No nosso guia a orientação de tipo de vestimenta é: USE A ROUPA QUE VOCÊ ACHAR BONITA. Sim, parece meio óbvio falando assim, mas vocês devem usar roupas que vocês se sintam confortáveis e bonitos, afinal de contas quem vai estar vestindo elas são vocês e ninguém mais. Vocês também precisam decidir se vão exigir algum tipo de traje dos seus convidados ou se eles poderão ir a vontade.

FOTO E VÍDEO





Geralmente não se contrata esse tipo de serviço para a festa de noivado, mas obviamente vocês podem e devem contratar esse serviço se assim quiserem, mas existem sempre formas de economizar. Sabe aquela prima que ahazza nas fotos do instagram, que tal pedir para ela fotografar sua festa? E aquele primo que vive gravando snaps, ele bem que poderia filmar alguns momentos da sua festa. No meu caso vou pedir para uns amigos fotografarem tudo mas não vou querer que filmem (a não ser que alguém se ofereça, mas não faço questão da filmagem).

LEMBRANCINHAS


Essa é uma parte bem pessoal (como todas as outras hahaha), muitos casais optam por presentear os convidados com uma lembrancinha mas vocês podem optar por não oferecerem essas lembrancinhas. Escolha total de vocês. No nosso caso vamos dar mini Gandalfs feitos de biscuit (parecidos com o da foto) , eu mesma vou fazer porque por mais incrível que possa parecer o LF tem habilidades manuais ainda piores que as minhas hahaha, mas essas lembrancinhas serão feitas com muito amor <3.

O CONVITE


Vocês vão fazer algum tipo de convite? Vão comprar ou mandar fazer em alguma gráfica? Ou vão simplesmente enviar uma mensagem via e-mail? Vocês é quem decidem como farão com a questão do convite. O ideal é apenas que seja enviado com um mês de antecedência para que seus convidados possam se organizar e não marcar nada para a data.

DISCURSO

Existe a possibilidade de se fazer um pequeno discurso antes do buffe ser servido. Esse discurso pode ser feito pelo noivo, ele pode fazer o pedido nesse momento ou vocês podem pedir para algum amigo do casal ou familiar para fazê-lo. 


Espero que esse post tenha te ajudado a pelo menos ter uma ideia de por onde começar. Não se esqueça de curtir a Fanpage do blog pra ficar sempre por dentro de tudo. Um grande beijo e até o próximo post. 


Talvez você goste!

6 comentários

  1. Que postagem mais linda e inspiradora! Amei! <3
    Deu até vontade de noivar! Haha
    Adorei seu blog, vou te seguir!
    Beijo
    Www.liulustosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Lilian, grande beijo linda <3.

      Excluir
  2. Nossa, amei o post! Achei muito bom esse guia, os que eu tinha visto antes(não porque eu vou casa, até porque nem noivo tem) por curiosidade mesmo, ditam muitas regrinhas bobas e sem sentido haha. Adorei!!
    Beijos lindona e que a festa seja um sucesso :*

    www.faniaquinoblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fani, fico feliz que você tenha gostado <3.Obrigado pelo carinho, Beijos.

      Excluir
  3. Adoramos excelente guia, deu vontade de casar! Tão explicadinho ♥
    Beijos

    http://yeahvouarrasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir