Como Aumentar as Visitas no Seu Blog - Parte II

sexta-feira, maio 13, 2016

Muita gente anda gostando dos meus posts do projeto Blogosfera e eu fico muito feliz em ajudar blogueiras e blogueiros do Brasil todo. Mas apesar de ter dado algumas dicas de Como colocar Ícones sociais noseu blog , Como aumentar as visitas no seu blog , O que é e como aplicar o SEO no seu blog , Conseguir parcerias (esse post foi dividido em duas partes) Parte I  e Parte II, também te ajudei a lidar com aquele bloqueio criativo na hora de criar um post e ainda dei 15 ideias de posts pra você, Dei algumas dicas e tutoriais para o seu blog e ainda ensinei Como colocar o box do Instagram no seu blog.

Percebi que não me aprofundei em ajudar vocês a divulgarem seus posts de forma otimizada então resolvi fazer uma 2° parte do meu post de como aumentar as visitas do seu blog e me aprofundar nas diversas formas de divulgação que você pode (e deve) começar hoje mesmo.

1 - NÃO FAÇA SPAM

Spam é uma das coisas mais chatas da blogosfera e por consequência é a coisa que mais queima uma blogueira e um blog. Spam é quando você manda o link do seu blog (ou post) para uma blogueira sem ele ser solicitado. Quer alguns exemplos?

Vamos supor que você está divulgando um post que você acabou de fazer no seu blog. Você vai grupo por grupo e divulga seu blog da melhor forma possível, então vem a Spanilda (é nossa amiga que fica fazendo spam nas postagens das amiguinhas) e comenta no seu post: “oi, gostaria de te convidar pra conhecer meu blog/canal/fanpage, é esse aqui mundodaspanilda.blogspot.com te espero lá”. Me diz, tem coisa mais desagradável que isso?

Outro exemplo (e pior que o anterior) é quando esse comentário da Spanilda é diretamente no seu blog. Ainda tem algumas atrevidas que mandam inbox pra você com spam. Lamentável. Não façam isso, é feio de mais.

2- APRESENTE SEU POST
 
Esse é o erro número 1 que vejo as blogueiras cometendo. Você faz o post, dedica tempo e energia pra ele ficar perfeito e quando vai divulgar escreve “saiu post novo vem ver”. Vamos ser sinceras aqui você visitaria um blog assim? Essa chamada te despertou interesse em visitar esse blog? Pois é, nem em mim. Quando você terminar de fazer um post pense em um mini textinho apresentando seu post, quer um exemplo:

Você gosta de moda? Então você vai se apaixonar por essa lista com as 9 saias mais lindas da loja gringa SheIn e o melhor por um precinho super acessível. Tá esperando o que pra ir correndo lá dar uma olhadinha e escolher a sua preferida. Estou esperando você por lá, não se esqueça de seguir o blog e deixar o seu comentário com seu blog pra eu poder visitá-lo.

Viu só que diferença? Esse tipo de divulgação causa no leitor uma sensação de empatia com você, traz palavras chamativas e convida o leitor para a ação. Muito mais chance de sucesso do que uma frase mal escrita.



3- COMECE A USAR O G+
 
Resultado de imagem para g+
Uma ferramenta maravilhosa para divulgação do seu blog é o Google+, nas comunidades que a plataforma oferece você pode divulgar seus posts para um público específico. Algumas comunidades tem mais de 1 milhão de pessoas, então o retorno em visualizações e +1 no seu blog é enorme e quase instantâneo. Além de escrever uma pequena introdução do seu post na sua divulgação, no G+ você também tem a opção de colocar # relacionadas ao seu post o que otimiza ainda mais sua divulgação. Algumas comunidades bacanas pra você participar são:
Uma dica: na hora de procurar os grupos no G+ pesquise pelos grupos que tenham mais de 10 mil pessoas, isso ajuda a espalhar suas postagem pelo máximo de pessoas possível.

4- GRUPOS NO FACEBOOK


Resultado de imagem para facebook

Os bons e velhos grupos do Facebook também são ótimas fontes de retorno de visualizações para o seu blog. Muitos deles de mais de 10 mil pessoas, é bastante gente com quem você pode compartilhar aquele seu post maravilhoso. Alguns grupos que valem a pena divulgar:

Uma dica: Tome cuidado com spam e leia atentamente as regras de cada grupo que você for entrar.

Redes Sociais do seu blog:
Uma boa forma de divulgação é compartilhar suas novas postagens nas redes do seu blog, sejam elas Fanpages, Pinterest, Skoob, Instagram, Twitter,  etc. Mantenha suas páginas sempre atualizadas e organizadas.



5- QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA DIVULGAR EM CADA REDE SOCIAL


Cada rede social possui um horário em que o tráfego é mais alto, divulgando seu blog nesses horários certos seu post tem mais chances de ser visualizado por um maior número de leitores.

Facebook: das 13h às 17h durante a semana (segunda a sexta).

Google+: das 09h às 11h durante a semana (segunda a sexta).

Instagram: das 13h às 18h durante toda a semana (segunda a segunda).

Pinterest: das 14h às 16h e das 20h às 23h durante a semana (segunda a sexta).

Twitter: das 13h às 15h de segunda-feira a quinta-feira (tente fazer tweets mais curtos que 100 caracteres).

Tumblr: das 19h às 22h durante a semana (segunda a sexta).

6 - COMENTE (corretamente) EM OUTROS BLOGS


Sim, isso nem é mais uma dica de tão cliché que é mas existe uma forma correta de comentar em blogs. Lembra do que eu falei do Spam? Pois é, tome muito cuidado pra não cometer spam no blog das pessoas, uma forma simples de fazer isso é “LENDO A POSTAGEM QUE VOCÊ VAI COMENTAR”. Antes de comentar no blog de outra pessoa, tenha a decência de ler o post dela e fazer um comentário sobre a postagem e não sobre o seu blog. Quer um exemplo? Vamos imaginar que a Spanilda vai comentar em um post sobre “unha da semana

Isso é um comentário spam:
amei o post. Também tenho um blog e te convido a conhecer mundodaspanilda.blogspot.com”.

Isso é um comentário:
Nossa que post legal, ainda não conhecia essa linha de esmaltes e com certeza não me arrependi de ler esse post e conhecê-la. Vou procurar essa cor nas perfumarias daqui. Amei, um beijo enorme e sucesso.
mundodaspanilda.blogspot.com”


7 - PROMOVA UM SORTEIO

Uma coisa que conquista muitos leitores e seguidores novos são os sorteios. Tem um livro que você já leu e está em bom estado? Que tal sorteá-los em seu blog. Você pode colocar regras simples como: Ser seguidor do blog publicamente, curtir a fanpage do blog, seguir o instagram do blog, se inscrever no canal (se você tiver). São coisas simples que aumentam muito o engajamento no seu blog.

Então é isso, você gostou do post? Te ajudou? Deixe seu comentário aqui em baixo com a sua opinião e não se esqueça de curtir a Fanpage e seguir o blog pra ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui. Um grande beijo e até o próximo post.

Talvez você goste!

6 comentários

  1. Adoreeeeivas dicas, participei de todos grupos do g+
    Esse teu post me ajudou pq já estava desesperada kkkk

    Bjoo
    diariamentedicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vou participar de todos grupos do G+ e atualizar mais minha fã page e instagram, muuuuuuuuuito obrigado pela dica Jéss? Tá vendo por que amo seu blog <3 <3
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha te ajudado amigaaa <3. Obrigado pelo carinho.

      Excluir
  3. Adoramos iremos participar de alguns ♥ ♥
    Beijos
    yeahvouarrasar.blogspot.com

    ResponderExcluir