Minha Transição Capilar + Dicas

sexta-feira, maio 06, 2016

Primeira foto 2010, segunda foto 2016.


Olar, moças bonitas. Como estão vocês do lado daí? Espero que bem. Muito tem se falado do tema “Transição Capilar” ultimamente, muitas meninas assumindo seus cachos e crespos naturais e hoje vim contar um pouquinho pra vocês sobre como foi a minha transição e dar algumas dicas para amenizar o sofrimento ao passar por ela.


MAS O QUE É TRANSIÇÃO CAPILAR?
Transição capilar nada mais é que o período entre o parar de usar qualquer química no cabelo até o cabelo estar 100% natural. Nada mais que isso, parece complicado mais não é. A partir do momento que você para de usar química no seu cabelo até o momento dele estar natural de novo você está em transição.

E O QUE É ESSE BC/BIG CHOP QUE TODO MUNDO FALA?
BC é o termo usado pra se referir ao corte de cabelo que é bem comum nas meninas que estão na transição, ou seja, BC é quando você corta TODA a parte com química do seu cabelo. Algumas meninas optam pelo BC e raspam o cabelo logo no início da transição outras esperam até o cabelo crescer um pouco pra depois cortar e outras optam por ir cortando aos poucos. 


MINHA TRANSIÇÃO



Sim essa gracinha sou eu com 16 anos de idade. Como vocês podem ver, eu vivia de chapinha no cabelo, fotos do ano de 2010.




Então vamos a minha história de amor, ódio e amor com meu cabelo. Tudo começou lá em 2011 quando eu entrei em uma comunidade do nosso falecido Orkut (saudades, #voltaorkut) chamada “Cabelos Cacheados” nessa comunidade foi onde eu tive meu primeiro contato com cabelos cacheados, cuidados, produtos e tudo mais. Eu na época fazia apenas relaxamento no meu cabelo, usava um produto com guanidina (péssimo pro cabelo, fortíssima) e acabei trocando por um com amônia (um pouco mais fraco) e a troca provocou um corte químico no topo da minha cabeça, imaginem agora uma adolescente maravilhosa com um tufo de cabelo faltando no topo da cabeça, pois é era eu.

Alguns anos depois em 2013 eu conheci um pouco mais sobre o processo de transição e resolvi cortar meu cabelo que era até abaixo do meio das costas, até o ombro pra me livrar de boa parte da química, se eu pudesse voltar no tempo não teria feito isso porque acabei sentindo MUITA falta do meu cabelo cumprido.



Nessas duas fotos da pra ver o estrago, na primeira foto foi pouco depois do corte químico e a segunda é como ele ficou um tempo depois, cheínho de pontas duplas, ressecado, um lado MUITO maior que o outro, enfim ficou horrível, fotos do ano de 2013.

Depois de cortar o cabelo acabei fazendo a arte de pintar a parte de baixo de rosa e por conta do cabelo ainda estar muito frágil acabei ocasionando um segundo corte químico no meu cabelo (sim, sou uma anta) que fez com que meu cabelo ficasse pouca coisa abaixo da nuca e um lado maior que o outro.

A partir daí foram 2 anos de espera e ansiedade para o meu cabelo crescer, pra mim nunca estava de um tamanho bom o suficiente então passei quase toda a transição de chapinha (sim de chapinha).

Sim, a maior parte da minha transição passei assim, de chapinha, foto do ano de 2015.

Em 2015 meu cabelo já estava bem melhor e mais bonito então eu parei de usar chapinha e comecei a deixar ele ao natural mesmo e hoje ele está um milhão de vezes melhor hahaha. Vou confessar que eu não tive nenhum cuidado com meu cabelo durante esses anos de transição, não fazia hidratação, nutrição nem nada (um erro terrível) acredito que seguir um cronograma de cuidados resolveria muitos problemas que eu tive no cabelo e aceleraria o processo de transição.





Essas fotos são desse ano (2016) e é como meu cabelo está atualmente.

ALGUMAS DICAS

- Não sigam a risca tudo que mandam por aí, já li em vários lugares que NÃO PODE passar a transição de chapinha por diversos motivos, eu passei e meu cabelo é hidratado, ótimo e forte.

- Não se desespere, cabelos cacheados e crespos demoram muito pra crescer (principalmente no início da transição) porque ele precisa de peso pra crescer e a raiz do seu cabelo vai estar natural mas as ponta vão estar fracas e com química então vai demorar um pouquinho.

-Tente não dar atenção pra comentários maldosos, muita gente que me olhava feio ou fazia piadas sobre meu cabelo enquanto eu estava em transição hoje vive me elogiando, eu só tomo banho de sal grosso e sigo minha vida.

-Nem sempre os produtos mais caros são os melhores, eu uso um creme da Skala no meu cabelo que custa R$3,99 e pro meu cabelo é maravilhoso.

- Aceite o seu tipo de cabelo, a maioria das meninas (assim como eu) cai na bobeira de ficar vendo essas blogueiras famosinhas e achar que o nosso cabelo vai crescer igual o delas, aí o cabelo cresce de outro jeito e pronto acabou o amor pelo próprio cabelo. Se inspire em meninas com o cabelo parecido com o seu.

Bem gente é isso, espero que vocês tenham gostado desse post, não se esqueça de deixar seu comentário aqui em baixo e curtir a Fanpage do blog pra ficar por dentro de tudo aqui do blog. Um grande beijão e até mais.

Talvez você goste!

18 comentários

  1. Só digo uma coisa vc é linda e estilosa com cabelo alisado ou natural, mais vamos combinar? Tu fica super bem de cabelo cacheado <3
    Tenho vontade de passar pela transição mais um vez, já que passei e alisei, mais no momento tô curtindo ele alisado e ruivo mesmo! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Bárbara sua linda, fico mega feliz com seu carinho sua linda. E ah, você é linda de qualquer forma <3.

      Excluir
  2. Jessica, como você consegue ficar bem de todo jeito?!?! todos os jeitos te caem suuper bem, mas acho que natural você fica mais alegre, de verdade!
    bjjjss!!!

    www.leticiaseki.blogpost.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, gentileza sua Leticia, sua gracinha. Obrigado pelo carinho <3.

      Excluir
  3. Jessica estou nessa faze amiga rsrs, metade do eu cabelo está sem quimica,e o resto liso, tá bem engraçado.Mais optei por não cortar,pois levei 5 anos para deixar ele na cintura e agora não vou cortar né? Mais com alguns produtos está dando para deixar ele natural, só preciso amassar na parte de baixo para não ficar muito desigual.Mais é isso,que opta pela transição tem que ter paciência,se não desisti logo.Posso falar? Você ficou mais gata ainda com esses cachos,seu belo tá lindo,parabéns ♥

    Beijos.
    http://garotascomovoceoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo carinho Keren. Bota paciência nisso viu amiga kkkk, beijão.

      Excluir
  4. Oi 🙋 também passei por isso. Seu cabelo está lindo natural. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, muito obrigado pelo carinho. Beijão.

      Excluir
  5. Q lindo ele é rsrssr eu fiz o caminho inverso deixei meus cachos de lado para entrar na chapinha. E também acho muito perigoso essas meninas que querem os cabelos das blogueiras e acabam com a alto estima abalada por conta disso. O cabelo é lindo sim só que diferente, e viva a diversidade de cor, raça, textura capilares. beijão
    http://espacokabelly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não adianta nada sair de uma ditadura pra entrar em outra. Ninguém é obrigada a assumir os cachos ou ficar alisando, cada um tem o cabelo que te deixa feliz <3.

      Excluir
  6. UAAUUU
    EU DIRIA QUE VOCÊ É UMA GUERREIRA VIU? SEU CABELO TA LINDO ASSIM ♥

    Estou fazendo parte da família ♥
    Sucesso ♥

    Beijos
    http://blogdathaiara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo Carinho Thai, grande beijo <3.

      Excluir
  7. Menina você é linda e estilosa de qualquer jeito, esse cabelo lindo maravilhoso e ainda colorido somos tão apaixonadas. Adoramos ♥ ♥ ♥ ♥
    yeahvouarrasar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Lindaaaa, já era mas com o cabelo cacheado ficou mais... Amei a transformação,
    um super beijo <3

    Super promoção no designbyju. Layout personalizado completão por apenas R$50,00 . Corre amiga, vem conferir e já faça sua encomenda!
    http://falaguriablog.wix.com/designbyju

    ResponderExcluir
  9. seus cachos são lindos : )
    já estou te seguindo
    eu também tenho um blog se quiser conhecer ficarei muito feliz, bjs
    lanibelezafeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir