Guia: Como Saber Qual Seu Tipo de Cabelo

segunda-feira, outubro 24, 2016

Muitas meninas e meninos tem dúvidas sobre qual é o seu tipo de cabelo e como identificá-lo. Pensando nisso, resolvi fazer esse guia de como identificar seu tipo de cabelo e porque é importante saber essa informação.

Pra começar, você precisa saber quais são os tipos de cabelos existentes. Costumamos dividir os tipos de cabelo em números (tipos: 1, 2, 3 e 4) e sub dividi-los em letras (tipos: A,B e C). O cabelo do tipo 1 é o liso, o do tipo 2 é o ondulado (gente, ondulado NÃO é cacheado ok? O cabelo tipo 2 é um cabelo liso com pequenas ondulações). O cabelo tipo 3 é o cabelo cacheado e o do tipo 4 é o crespo. Como o foco aqui do blog são esses dois últimos tipos, vou explicar melhor cada um deles:







COMO SABER MEU TIPO DE CABELO?

Descobrir seu tipo de cabelo pode não ser uma tarefa tão simples quanto se imagina, isso acontece porque alguns tipos de cabelo são bem parecidos como é o caso do tipo 3C e o tipo 4A .
Além disso você precisa saber que é muito comum termos mais de um tipo de cacho no nosso cabelo. No meu caso, por exemplo, são os tipos 3B e 3C. Uma dica básica pra você começar a identificar seu tipo de cabelo é saber a diferença entre o tipo 3 e o tipo 4.


O cabelo tipo 3 nasce com a raiz lisa e vai cacheando a medida que ele cresce, diferente do cabelo tipo 4 que desde a raiz já é encaracolado. Essa diferença na raiz faz com que os cabelos do tipo 3 tendam a descer, ou seja, esse tipo de cabelo não costuma subir e formar os maravilhosos black espontaneamente (eu triste aqui por não conseguir fazer meu tão sonhado black). Já os cabelos tipo 4 por nascerem com esse “volume” desde a raiz formam espontaneamente os blacks.

Então a primeira coisa que você deve fazer é tentar olhar a raiz do seu cabelo e perceber se ela é lisa ou encaracolada.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Se você está passando pela transição é bem provável que o seu cabelo também transite entre os tipos durante o período de transição, então o ideal é esperar que seu cabelo cresça a um tamanho considerável para que você assim consiga perceber seu cabelo de uma forma mais satisfatória, ok?

PORQUE É IMPORTANTE SABER MEU TIPO DE CABELO?

Saber seu tipo de cabelo te auxilia a saber mais sobre os cuidados específicos para o seu cabelo (produtos, hidratações, etc) além de te ajudar a selecionar melhor as blogueiras e youtubers que você pode seguir e tem o tipo de cabelo mais parecido com o seu e assim você pode se inspirar ainda mais pra deixar seu cabelo maravilhoso, tanto com cuidados, penteados entre outros.
No final desse post vou disponibilizar uma lista com as blogueiras e youtubers de cada tipo de cabalo pra você seguir.

Pra terminar, o objetivo desse guia é te auxiliar a procurar os cuidados e produtos que mais se adaptaram ao seu cabelo, tudo isso pensando no seu bem estar e comodidade. Não use esse guia tão ao pé da letra e nem se sinta mal por ter um tipo de cabelo diferente do que é padrão. Como eu digo em todo fim de post, “cabelo bom é aquele que nos faz sentir bem” e a aceitação é o primeiro passo pra você se sentir cada vez mais linda.

LISTA DE BLOGUEIRAS E YOUTUBERS PRA VOCÊ SEGUIR


TIPO 4C: Gabi Oliveira

Espero que esse guia tenha te ajudado de alguma forma. Não se esqueça de deixar seu comentário e me acompanhar nas outras redes sociais pra não perder nenhuma novidade aqui do blog, um super beijo.

Talvez você goste!

2 comentários

  1. Show! Eu tenho dois tipos de cachos, são 3b e 3c. Realmente é importante saber o tipo para poder cuidar melhor. Parabéns pelo post👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Cida, fico feliz que tenha gostado <3.

      Excluir