5 Filmes sobre Questões Raciais

sexta-feira, abril 28, 2017

Resultado de imagem para resistencia negra tumblr

Existem diversas formas de você pensar a questão do negro, lendo livros e artigos a respeito é uma delas, mas hoje trouxe uma forma mais “leve” de se estudar e pensar a questão racial, filmes. Separei 5 filmes pra você assistir e repensar a questão racial no Brasil e fora dele. Espero que você assista e depois volte aqui pra me contar o que achou.

12 Anos de Escravidão, 2013

Resultado de imagem para 12 Anos de Escravidão

Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços. Um fato muito recorrente que acontecia na época da escravização negra no Brasil e fora dele é essa (re)escravização de pessoas já livres ou libertas. O filme 12 anos de Escravidão é baseado na história real de Solomon Northup. O filme rendeu ao diretor britânico Steve McQueen o principal Oscar da categoria em 2014.

Libertem Angela Davis, 2012

Resultado de imagem para libertem angela davis

Este documentário retrata a vida de Angela Davis, uma professora de filosofia nascida no Alabama, e conhecida por seu profundo engajamento em defesa dos direitos humanos. Integrante dos Back Panther, marista e ativista. Quando Angela defende três prisioneiros negros nos anos 1970, ela é acusada de organizar uma tentativa de fuga e sequestro, que levou à morte de um juiz e quatro detentos. Nesta época, ela se tornou a mulher mais procurada dos Estados Unidos. Ainda hoje, Angela é um símbolo da luta pelo direito das mulheres, dos negros e dos oprimidos.

Amistad, 1998

Resultado de imagem para amistad navio negreiro

Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.

Histórias Cruzadas, 2011

Imagem relacionada

Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões. Grande sucesso de público, Histórias Cruzadas teve 4 indicações ao oscar e ainda fez com quem Octavia Spencer levasse a estatueta como atriz coadjuvante.

Django Livre, 2012

Resultado de imagem para django livre sinopse


Django (Jamie Foxx) é um escravo liberto cujo passado brutal com seus antigos proprietários leva-o ao encontro do caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz). Schultz está em busca dos irmãos assassinos Brittle, e somente Django pode levá-lo a eles. O pouco ortodoxo Schultz compra Django com a promessa de libertá-lo quando tiver capturado os irmãos Brittle, vivos ou mortos.

Ao realizar seu plano, Schultz libera Django, embora os dois homens decidam continuar juntos. Desta vez, Schultz busca os criminosos mais perigosos do sul dos Estados Unidos com a ajuda de Django. Dotado de um notável talento de caçador, Django tem como objetivo principal encontrar e resgatar Broomhilda (Kerry Washington), sua esposa, que ele não vê desde que ela foi adquirida por outros proprietários, há muitos anos.

A busca de Django e Schultz leva-os a Calvin Candie (Leonardo DiCaprio), o dono de "Candyland", uma plantação famosa pelo treinador Ace Woody, que treina os escravos locais para a luta. Ao explorarem o local com identidades falsas, Django e Schultz chamam a atenção de Stephen (Samuel L. Jackson), o escravo de confiança de Candie. Os movimentos dos dois começam a ser traçados, e logo uma perigosa organização fecha o cerco em torno de ambos. Para Django e Schultz conseguirem escapar com Broomhilda, eles terão que escolher entre independência e solidariedade, sacrifício e sobrevivência. 


Gostou da lista? Já viu algum desses filmes? Conte aqui nos comentários o que achou e não se esqueça de me acompanhar nas redes sociais pra não ficar de fora de nada que acontece por aqui.

FACEBOOK | INSTAGRAM | SKOOBGOOGLE+ | PINTEREST

Talvez você goste!

4 comentários

  1. Nossa eu já Amistad e 12 anos de escravidão, menina eu não tenho coração pra isso não.
    A mensagem que ele traz é muito boa, mas como já diz é muito sofrimento e muita escravidão.


    Beijos ♥
    http://blogdathaiara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são filmes tristes de mais, mas que mostram a realidade. Beijão

      Excluir
  2. Desses só não vi ainda Libertem Angela Davis, mas já vou colocar na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Thayama ja viu quase tudo então haha. Mas as site o da Angela Davis que você vai curtir :)

      Excluir